terça-feira, 30 de agosto de 2016

Sobre o medo e a coragem

Estamos acostumados a esconder as partes difíceis da vida, a fingir que tudo é sempre perfeito, a colocar embaixo do tapete os tabus, bem discretos para ninguém perceber; assuntos proibidos, sussurrados, engolidos, ou melhor, tragados. No rosto apenas um sorriso para ninguém perceber que lá dentro virou tudo geléia.

Digo porque vivi isso a cada dia por muitos anos. E até hoje sofro com isso.

O medo é algo estranho, provoca reações diferentes em cada pessoa. E algumas acham que conseguem se impor ao gerar medo nos outros, como se assim pudessem controlar um pouco do mundo ao redor, as atitudes e formas de ser, como se não soubessem lidar com formas diferentes da sua própria. E o medo é capaz de fazer você se encolher, capaz de fazer você querer ficar invisível, desaparecer, ser tão pequeno a ponto de se tornar imperceptível, transparente. Algumas pessoas se alimentam disso.

Elas vem para cima, crescem o corpo, sobem a voz, grudam o nariz no seu e te ameaçam com um olho roxo. Ou mais de um. Ninguém gosta de se sentir ameaçado, ninguém gosta de sentir o corpo ameaçado. E posso dizer por experiência própria que o coração bate mais rápido e as pernas tremem, a vontade é de correr para longe, se esconder embaixo da cama.

Mas faz um tempo decidi que meu espírito é bem mais forte que meu corpo, podem me ameaçar, não me importo com um olho roxo, mas nunca mais vou me encolher tanto a ponto de não saber quem ou o que sou só para que uma pessoa mal resolvida possa viver mais em paz. Faz tempo decidi que o medo não ia me vencer.

Faz tempo comecei a peitar e desafiar porque descobri que o medo do outro é maior que o meu. Descobri que eu, pequena do jeito que sou, de alguma forma e por motivos não compreensíveis represento uma ameaça para outras pessoas, simplesmente por não ser da maneira que elas querem. Seria mais fácil se fossem pessoas desconhecidas, não importaria nada né, mas daí isso não faria tão intrinsecamente parte mim. E faz.

Ameaças e chantagens de força física não são novidades na minha vida. E embora eu possa dizer que não sou uma linda iluminada super fácil de lidar, não existe nenhuma justificativa para certos tipos de atitudes, ainda mais quando estas de repetem rotineiramente.

Ontem tive meu celular despedaçado, tive meu espaço pessoal muito mais que invadido, tive uma mão que aproximou do meu pescoço quando empurrei a pessoa que me ameaçava para trás, senti minha barriga gelar, senti o prenúncio de violência, mas acima de tudo senti aquela coragem, mantive minha voz no lugar, a força lá de dentro dizendo para eu não me encolher, que eu sou mais forte, que todAs nós somos mais fortes. Podem me ameaçar, podem me bater, mas jamais me quebrar.

Nenhum comentário: