sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mais um entrada rapida...Hoje, mais um lindo dia de sol, feriado tibetano em Dharamshala. Fui com duas amigas a comemoracao dos 49 anos da inauguracao da TIbetan Childrens Village, a melhor escola tibetana de toda a India, e a primeira foi fundada aqui.

Saimos cedo, uma linda caminhada, lindas fotos com os Himalaias no fundo. Chegamos a tempo de um discurso em tibetano de uma hora e meia que nao pudemos entender, claro. E finalmente a aprensentacao dos alunos dancando. Bom, eu perdi uma parte, porque depois de uma hora e meia de discurso no sol precisei encontrar um banheiro, e claro, Lei de Murphy, no momento em que sai as apresentacoes comecaram.

Quando terminou ja era hora do almoco e descobrimos um lindo salao com um quantidade enorme de comida gratis. Entramos todas e comemos ate nos fartar, achando tudo aquilo muito estranho, mas enfim... Bom, quando terminamos e saimos encontramos um amigo americano e descobrimos que aquela era a area VIP, so para convidados. Ou seja, fomos de penetra, e valeu cada segundo.

Sentamos a meia sombra de uma frondosa arvore, cercadas de tibetanos e mais tibetanos e pudemos apreciar os bailes e cantos tipicos das diversas regioes do Tibet. Devo dizer que foi lindo. E que os tibetanos sao lindos. Cada um deles, ate os desdentados.

Algo interessante para se pensar. A India permitiu que os tibetanos se instalassem aqui. Abriu as portas para todos os refugiados do Tibet, todos que quiseram vir, sem excecao. Acho que nenhum outro pais jamais fez isso. Abrir as portas assim para outra cultura. E os tibetanos o agradecem. De verdade. Alem da bandeira do Tibet e da bandeira da India, uma outra bandeira, logo atras do palco com letras bem grandes: Thank you India!

3 comentários:

fios da terra disse...

que lindo Anni! lindas histórias, só faltam algumas fotos, tomara que voce consiga desaguar algumas em breve.... beijáo

Anônimo disse...

Querida Anni,

Ontem, li a história que você escreveu. Aí, a internet caiu (estou no interior). E isso deu tempo da ficha ir caindo... devagar.

Agora, enquanto ewcrevo, estou emocionado...

Emocionado por ter me dado conta de quão maravilhoso é esse gesto de SOLIDARIEDADE, da Índia, de abrir suas portas para um povo cujo país foi invadido. E também, do quão maravilhoso é esse gesto de GRATIDÃO dos tibetanos: "Thank you, Índia"

Me lembrei então, que fazem somente 60 anos, muitos e muitos países "civilizados" RECUSARAM visto de entrada a europeus que corriam risco de vida, caso ficassem na Europa. Um drama difícil de imaginar...

Pois é incrível: a história se repetindo. Mudararm só os protagonistas!

Em resumo, é assim: na Índia, o critério que parece usar para suas decisões é a solidariedade. em outros países, o que orienta suas decisões é a lógica econômica: viram o rosto para o que está acontecendo - igual à 60 anos atrás - e fazem vista grossa... para não perder oportunidades de negócio com o invasor... igual à 60 anos atrás...

É!!! Pensando bem, os judeus do mundo todo deveriam ser solidários com os tibetanos... não é?

Bom, enquanto eles pensam no assunto (ou não), EU fiquei fã da Índia! E também dos tibetanos...

Beijos, querida!

Anônimo disse...

Se minha filha ama a Índia e os tibetanos... (mesmo os desdentados...)... então EU TAMBÉM!