quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Bom, ultimo dia em Dharamshala. Ate meio estranho pensar em ir embora. Um mes aqui e ainda poderia ficar mais, tranquilamente. Tanto para se aprender! E muito facil se apegar a essa cidadezinha tibetana. Mas hoje mesmo pego o onibus noturno para Rishkesh. Pelo menos uma semana de aulas de yoga me espera por la. E quem sabe algum outro curso terapeutico...

Fora um lindo Ganges, um clima nao tao frio...E bom, alguma hora a India tinha que comecar. Porque Dharamshala nao e India. E Tibet na India. E muito mais facil, quase ferias mesmo. Ninguem te enchendo de perguntas, muito mais sorrisos. E ainda tem os Himalayas. Algo a repeito dessas montanhas. E incrivel como tem algo de poder nelas. Parecem destacar-se no ceu azul. Quase tem vida proprias, as vezes ate parecem respirar. Fora outra coisa. Parece ser que nos lugares de força sempre existem aguias. Pois aqui o que nao falta sao aguias. Sempre ha uma, ou duas, ou tres sobrevoando nossas cabecas. E corvos.

Ontem foi a ultima aula de massagem, ganhei outro lindo diploma. Ainda mais bonito que o de culinaria. E depois ainda fiz uma aula de Balancing Body, uma antiga tecnica tibetana que equilibra a energia e os elementos do corpo. Uma delicia. Sei de gente que vai adorar e ainda ajuda a equilibrar a temperatura do corpo (principalmente das pessoas que sempre tem pes e maos frios).

Quando fui fazer o check out da Guest House tive um pequeno problema. Quando entrei entedi que me cobrariam 200 rupias por dia. Pois hoje, na hora de pagar querem me cobrar 300 por dia. O cara comeca a gritar comigo. Enfim, sai pagando o que tinham me dito. Mas claro, fico com aquela sensacao de algo mal terminado. Assim que umas duas horas depois volto a Guest House, entendendo que provavelmente houve um mal entendido e ponho 250 rupias a mais. E me sinto melhor, porque converso mais calmamente com o recepcionista e ele ja nao grita comigo.

Em janeiro havera um Kumba Mela em Rishikesh. Uma palavrinha sobre o que e O Kumba Mela. Uma peregrinagem que acontece mais ou menos 1 vez a cada 3 anos. Milhoes de sadhus e gurus de toda a India se reunem em um mesmo lugar. Muitos deles deixaram tudo para tras e vivem em cavernas. Depois de 12 anos se faz o Maha Kumba Mela, que e a maior reuniao de pessoas com proposito religioso em todo o mundo.

Eu ja o sabia antes de vir pra India, mas tinha feito outros planos. Mas claro, na India nao se pode planejar muita coisa... Ela meio que te leva para onde voce deve ir. Pois ja comeca a passar pela minha cabeca nao ir para o sul depois do Nepal e sim ir para o Kumba Mela. Afinal quantas vezes na vida se pode ver tantas pessoas dedicadas a Deus (e tantos impostores, claro) em um mesmo lugar! O sul poderia ficar para depois...Ate porque entao daria tempo de fazer algum voluntariado no Nepal. Ai, ai, nada como viajar pela India. Desapego e a palavra para definir.

Um comentário:

fios da terra disse...

aí a lilice me pergta, o que fazem as milhares de pessoas juntas no Khumba mella? Boa pergta minha filha, náo sei, pois é gente demais para ter UMA só atraçao organizada no centro. Me dá uma claustrofobia só de pensar, lembro do último ano novo que passei na praia de copacabana com milhares de pessoas se apinhando e olhando pra cima esperando algo vir do céu (neste caso os fogos de artifício). Enfim, se voce náo tem claustrofobia e quer mesmo viver algo diferente e desapegado, melhor situaçao náo ha. Dai voce responde pra lilice, pois qq resposta minha já é julgamento.