terça-feira, 20 de outubro de 2009

Hoje faco uma entrada rapida. Por onde comeco? Finalmente consegui mudar de Guest House. Para uma sem aranhas e sem gente estranha. A ultima apelidei de Crrepy Guest House. A nova se chama Freedom Palace. E embora nao tenha televisao tem uma linda maravilhora vista do nascer do sol. Um comentario sobre o nascer e o por do sol na India. Nada parecido com os do Brasil. Nada de ceu pintado de milhares de inumeraveis cores. Nada, apenas uma bola de fogo saindo num ceu azul. Nao que seja feio, claro, porque um nascer do sol feio e quase impossivel.

Ontem fui dar um passeio pelas montanhas com uma amiga. 3 horas de caminhada intensa, uma subida espantosa, vistas incriveis, ate chegar ao topo da montanha. Um lindo dia de sol (estou ate morena!! Na verdade, queimada, mas enfim...). No topo um pequeno lugar para relaxar e tomar um chai enquanto se aprecia a vista. E fazer aulas de frances. Sim, porque estou aprendendo frances e ensinando portugues. Nao e otimo poder viajar e aprender? Unir o util ao agradavel? Ficamos la em cima, com o ar puro e fresco por algumas horas e entao tomamos coragem e enfrentamos as 3 horas do caminho de volta. Por sorte um lindo caminho embora eu morresse de vontade de ir ao banheiro em pelo menos metade dele. Ate teria entrado um pouco na natureza, mas sempre tinha gente passando e nao me pareceu uma otima ideia correr o risco. Sei que hoje alem de queimada tenho uma gigantesca bolha no meu dedao direito. Parece que meu nike nao e resistente a India.

Hoje tambem foi mais um dia de ensinamentos do Dalai Lama. Exceto que hoje ele falou em ingles. Estavamos super contentes que nao precisariamos do radinho, nada de transmissao, simplesmente a voz dele no alto falante. E, felicidade parece nao durar muito, nem mesmo na India. Ao nosso lado havia uma tradutora russa. E a gente ja sabe como sao os russos, nao particularmente discretos. Me pergunto como o Dalai Lama nao a ouviu la do outro recinto. Tivemos que ligar o radinho de novo e buscar a transmissao dele para conseguir entender algo. So posso descreve-lo de uma maneira: fofo. Ele e um amor, a voz emana amor, ele emana carinho e docura. O vejo e me arrepio inteira, meus olhos se enchem de agua. Assim por nada, por meio minuto ao ve-lo subindo e descendo as escadas. Enfim, abaixo escrevo um pouco mais do que pude anotar dos ensinamentos:

A principal causa do sofrimento humano e a ignorancia. Alem disso estao a acao e a motivacao. A motivacao e o principal causador de acoes tanto fisicas quanto mentais. Segundo o budismo o conhecimento e a sabedoria sao as melhores maneiras de combater a ignoranca. Nao basta so ter fe, tem que por em pratica no dia-a-dia tudo aquilo que se aprende. BUdha ensina o caminho, mas cabe a cada um a responsabilidade e o esforco de segui-lo.

Porque temos um sentido do "eu" experimentamos dor, sofrimento e prazer. A experiencia mental e mais forte que a experiencia fisica. E possivel "overdue" o sofrimento no plano fisico com a devida atitude mental, porem e impossivel "subdue" o sofrimento mental com o conforto fisico.

Quando desenvolvemos "Awareness" consegue-se, pouco a pouco, eliminar as causas do sofrimento. Porque nao ha mais identificacao. Eliminando o sofrimento se chega a "Ultimate Reality".

Quanto mais compaixao temos, menos pensamentos e acoes negativos. Existem 3 motivos para nao cometermos acoes negativas: um e o medo da lei que nos punira, outro e o medo das consequencias que teremos que pagar por nossas acoes e o terceiro e a compaixao. Se amamos aos outros como as nos mesmos, nao cometeremos acoes negativas porque estariamos nos auto ferindo.

The Right Will is a solid base.

Bom, isso foi o que consegui anotar. Depois dos ensinamentos fui a minha primeira aula de massagem tibetana. Senti ate vontade de voltar ja pra casa para colocar em pratica. Mas, nossa, que exercicio viu? A forca, a concentracao, e eu suava. Iss porque nem da tempo de praticar tanto assim! Enfim, descobri que adoro massagens e adoro a India. Terei mais um diploma para a minha nova colecao!

Um ultimo comentario antes de me despedir. Viajar para a India aprece ser um eterno processo de desapego para uma mulher viajando sozinha. So ao vir voce ja esta abrindo mao do conforto, da seguranca e muitas vezes do respeito. E ao nao criar novos apegos/expectativas os antigos vao surgindo e sendo eliminados naturalmente. A India em si e um eterno trabalho de limpeza interna (em todos os sentidos), de aceitacao, de entrega e de fe. Por isso mexe tanto. Aqui parece ser o unic lugar do mundo onde levam 1 hora para trazer a comida errada e voce ainda sai sorrindo e agradecendo. O unico lugar onde encontrar cabelo na comida e algo perfeitamente natural.

Por primeira vez em muito tempo sinto que nao tenho que provar nada para ninguem. Nem para mim mesma. Estou aqui porque quero estar. Posso ir embora quando quiser e a viajem ja tera valido a pena. Me sinto feliz. Realizada. Viajando sozinha, mas nao so. Conhecendo gente. Conhecendo a mim mesma. Pelo menos um pouco mais.

E pouco a pouco vou entendendo, ainda que no plano mental, que cada pessoa que passa na nossa vida tem um papel a cumprir em relacao ao nosso karma. E nos provavelmente tambem teremos um papel a desempenhar na vida delas. Assim que os papeis sao cumpridos essas pessoas se vao, abrindo caminho para os que vem atras. Mas nos nos apegamos aos papeis. As pessoas que estao de passagem. Nos apegamos a uma imagem, a um "eu" que nao existe e estagnamos nosso proprio crescimento espiritual. Porque cada pessoa tem uma mensagem a entregar. Algumas podem levar anos para faze-lo, outras apenas algumas horas ou alguns dias. Mas nao queremos deixa-las ir, nao queremos seguir nosso caminho e nao deixamos que elas sigam os delas. Assim sao os apegos.

Nada que a India nao nos ensine.

India, incrivel India!

2 comentários:

inga disse...

Ni....Namaste! agradecida por nos fazer participar de tudo..è tao lindo, profundo,um eterno aprendizado...continue sempre.Amo!!!

Guido Michaelis disse...

Ahhh Nini, que lindo :)
Que experiência legal e que ensinamentos lindos do Dalai Lama!

Quero comida tibetana e massagem! Pega o ônisbu pra casa, logo :D